THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

30 de outubro de 2009

beyond kawaii

Ontem tive a oportunidade (maravilhosa) de desfrutar do evento "beyond kawaii - animação e pintura", promovido pela Embaixada do Japão em Portugal, em conjunto com a Universidade Politécnica de Tóquio. O motivo principal para a sua existência foi, tal como refere o nome e segundo o director do "beyond kawaii", Taku Furukawa, mostrar, em termos de arte, o que está para além da expressão kawaii (que significa querido, giro, bonito), tão banalizada, mesmo no Ocidente. Para isso, através de uma aplicação peculiar dos conhecimentos, surge o expressar de emoções e sentimentos como forma de comunicação.





Este evento passou pelas cidades de Coimbra, Porto e Lisboa. Na capital, onde pude assistir, teve lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Cinco jovens japoneses, com um futuro promissor na área da animação 2D ou 3D, deram a conhecer os seus trabalhos de final de curso, acompanhando a exposição com um comentário relativamente à peça de arte. Foram eles:

- Tomoyoshi Joko, com "Lizard Planet";
- Wataru Uekusa, com "Mukogaoka Chisato Was Only Gazing";
- Toshiki Nonaka, com "Socket";
- Amica Kubo, com "Bloomed Words";
- Hiroco Ichinose, com "Ushi-nichi".

Foi com enorme prazer que apreciei cada obra de arte. Gostei particularmente do trabalho de Amica Kubo, pois a ideia-base do projecto estava incrível: extrair de uma conversa casual entre três amigos dois minutos e, a partir daí, fazer uma animação, em que havia um diálogo, surgindo dos personagens imagens que lhe estavam relacionadas.

Além disso, confesso que foi emocionante a fugaz interacção com estes jovens, que se fizeram acompanhar por uma intérprete (uma profissão que não me importava de ter) porque falavam japonês e não percebiam português. Muito mais do que emocionante: foi mesmo uma honra. Vestiam-se de uma forma peculiar e tinham jeitos e expressões faciais muito próprios, mas era isso que fazia deles kawaii (sim, eles também eram :P). Achei piada ao facto de dois dos jovens terem dito, com um grande sorriso, que tinham comido sardinhas.

No final, não só havia postais para trazer (felizmente, consegui um de cada, afinal, eram limitados), como também Wataru Uekusa, o único mangaka e o responsável pela imagem do folheto, se ofereceu para mostrar manga da sua autoria. Fiquei triste comigo mesma por não ter tido coragem/lata para lhe pedir.










(podem ampliar os postais para ver os sites dos autores)


A ida ao evento também valeu pela companhia (o meu amigo Miguel, que já não via há tanto tempo, e a minha amiga Cláudia, sempre pronta para qualquer aventura :P) e por uma informação preciosa: como, em 2010, faz 150 anos em que foi assinado o Tratado de Amizade entre Portugal e o Japão, foi garantida a organização de muitas actividades para celebrar.

ESTAREI EM TODAS (ou na maior parte)!


Nota: Informação detalhada sobre o programa do "beyond kawaii" aqui.

27 de outubro de 2009

Um jogo de 80€?

Desta vez, um post sobre jogos.

Errado.

Mais importante ainda: um post sobre um concurso para ganhar um videojogo.

Então é assim: procura o código da tua revista Smash! de Outubro e vai à homepage do Hi-Gamers (aqui) e introduz o código. Preenches o formulário com os teus dados pessoais e sugeres uma assinatura para o Hi-Gamers. O autor da melhor assinatura tem o direito de escolher um videojogo (que seja vendido em Portugal na altura da entrega do prémio) até 80€ para PC ou consola (PS3, PS2, PSP, Xbox 360, DS, Wii).

O passatempo termina a 31 de Outubro e o resultado será divulgado durante a primeira semana de Novembro. Aproveita!



22 de outubro de 2009

OI!!


Já a algum tempo que não posto nada por aqui, infelizmente o tempo tem sido pouco e a inspiração, nenhuma.... Felizmente está cá a Twinny para manter o blog espectacular ^^


A razão do meu post hoje é não apenas para dar a conhecer um anime em especial, mas mais para comentar o tal referido anime. Das informações que tenho é relativamente novo, tendo saido apenas 10 dias atrás (12/10/2009), poderá ter apenas 13 eps. e mal o comecei a ver lembrei-me logo de One Piece e FullMetal Alchemist. O nome deste anime é:





Fairy Tail




A história começa no reino de Fiore, um país neutral para todos os efeitos, onde predomina a magia. Esta pode ser comprada e vendida, e aqueles que a usam para o bem são chamados de feiticeiros. Mas só se é um feiticeiro a sério quando se faz parte de uma guilda, e em Fiore existem muitas. Uma, entre todas as outras, é reconhecida como a "melhor", pois é nela que se criaram, e ainda criam, heróis e lendas. O seu nome é Fairy Tail. É dessa guilda que o jovem Natsu vem, e após certas cenas ao estilo One Piece, conhece Lucy, uma jovem feiticeira que pretende entrar para a Fairy Tail. Mais tarde o par sai da aldeia onde se encontraram, levando consigo a esperança de Lucy de conseguir ser aceite na mais importante guilda existente.





Por ser um anime que chama a atenção logo de início, seja pela maneira como Natsu fala ou nas situações em que se mete, seja pelas recordações de outros animes, acho que Fairy Tail merece uma

Classificação Pessoal : 8/10

7 de outubro de 2009

Clannad

Hoje vou fazer um resumo e dar a minha opinião sobre o anime Clannad, que foi baseado num visual novel (jogo interactivo de ficção, cuja maior parte dos gráficos são estáticos, sendo a arte estilo anime) com o mesmo nome.

Nagisa Furukawa é uma rapariga tímida, desajeitada e insegura, que idolatra as mascotes Dango Daikazoku (A Grande Família Dango). Chumbou o ano, ao contrário dos seus amigos, e por causa disso está sozinha. Tomoya Okazaki, um aluno solitário, conhecido por ser delinquente e irresponsável (porque não se preocupa com os estudos e está sempre a chegar tarde), acaba por ter pena dela e aproxima-se para a ajudar. Inicialmente, desculpa-se ao dizer que ajudar Nagisa a formar um clube de teatro é uma maneira de passar o tempo, já que tem bastante, pois não está inscrito em nenhum clube cultural nem pratica desporto. Mas a verdade é que a relação de ambos torna-se, pouco a pouco, muito especial.





Os dois acabam por se aproximar de outras raparigas da escola: de Kyou e Ryou Fujibayashi, duas irmãs gémeas, que são o oposto uma da outra; do espírito de Fuko Ibuki, que faz tudo por tudo para que a irmã, Kouko Ibuki, não deixe de ser feliz por sua causa; de Tomoyo Sakagami, uma rapariga forte, que já tivera um comportamento desviante porque se envolvera em lutas violentas com gangues; de Kotomi Ichinose, uma amiga de infância que Tomoya já tinha esquecido, que tem uma inteligência inimaginável.

Youhei Sunohara, o melhor e único amigo de Tomoya, junta-se, também, a este grupo, no qual a amizade cresce cada vez mais pois todos se ajudam mutuamente. É nesta amizade recíproca que a acção se baseia.

Gostei muito desta série. Apesar de ser um pouco repetitiva no início, rapidamente se torna emocionante. É um anime demasiado fofinho, mas a verdade é que uma série assim, de vez em quando, sabe muito bem.





Já estou a ver a continuação deste anime: Clannad After Story. Assim que acabar, faço um post sobre ela. Dizem que ainda é melhor que a primeira...


Classificação pessoal: 8/10

6 de outubro de 2009

Mais um novo background

Olá e há quanto tempo!

Peço desculpa pelo meu período de folga. Tento sempre fazer com que não aconteça mas, às vezes, é inevitável. No entanto, sei que compreendem isso perfeitamente. ;)

A imagem do blogue voltou a mudar. O fundo é novamente de Bleach, não só por ser uma das séries de que mais gostamos, mas também porque (e não sei o motivo), quando tento pensar em dois personagens que se identifiquem connosco, só me vem à cabeça o par Ichigo x Rukia. Tenho a certeza que o meu amigo não se importa: os dois personagens são fixes.

É bom renovar de vez em quando. Refresca a alma. Além disso, uma imagem com pétalas de sakura não fazia muito sentido nesta altura do ano. Folhas quadriculadas e manchas de tinta são mais adequadas, não é?

Acima de tudo, gosto da foto de grupo e da sua descrição "all that remains". Reflecte a importância da amizade, afinal de contas.

A montagem não é da nossa autoria. Os créditos estão explícitos na mesma.

Mais uma vez, um pedido enorme de desculpas pela ausência e obrigada pela companhia. ;)